top of page

Retenção Hídrica 

Retenção de líquidos é um problema de muitas mulheres e de alguns homens também. Trata-se do acúmulo excessivo de água no organismo, que provoca a sensação de inchaço e ganho de peso, sem motivo aparente, já que não existe acúmulo de gordura. É muito comum em mulheres principalmente no período pré-menstrual . A maior evidência do inchaço é nas mãos, pernas e próximo do tornozelo.



Além do inchaço no corpo, a retenção de líquido também pode causar dor de cabeça, pressão alta e dor no peito. Para saber se tem retenção de líquido, basta pressionar a perna com o dedo indicador, conte até 5 e solte . Se a região ficou esbranquiçada e a pele demora a voltar ao normal, é porque sofre de retenção de líquido .

Existem muitas causas para a retenção de líquido, tais como: mau funcionamento dos rins, a incapacidade do coração em bombear o sangue, problemas circulatórios, elevado consumo de sal que pode acarretar uma sobre carga renal e ainda fatores hormonais, como alterações no metabolismo decorrente de menstruação ou até mesmo na gravidez.



Para evitar o inchaço deve-se:

-Beber bastante água: a água estimula os rins, melhora a circulação e elimina as toxinas.

-Hidratar o corpo: cosméticos relaxantes ativam a circulação.

–Fazer exercício: é aconselhável a prática de exercícios físicos como caminhadas diárias.

–Diminuir o consumo de sal nas refeições, consumir cereais , fibras e frutas com maior teor de água , como a melancia e o melão.

–Evitar alimentos ricos em sódio, pois estes contribuem para e retenção de líquidos.

A drenagem linfática irá ajudar a eliminar maioria das toxinas que tendem a saturar o sistema linfático causando os problemas de retenção.

Estética , Pós - operatório e Tratamento para Gestantes
bottom of page